Há um ano, Boletim Matinal Covid-19 leva informações científicas para toda comunidade

O informativo é uma forma fácil e rápida de se atualizar, com dados confiáveis sobre a pandemia, incluindo estudos sobre o novo coronavírus. Esta 365ª edição tem um editorial especial, com a reitora da UFMG

23 de abril de 2021 - , , , ,

Já são 365 dias que o Boletim Matinal Covid-19, ação de extensão da Faculdade de Medicina da UFMG, é disponibilizado diariamente à população, oferecendo atualizações sobre a pandemia, de forma resumida e acessível, com base em órgãos oficiais e pesquisas. Na edição de hoje, 23 de abril, a reitora da Universidade, professora Sandra Regina Goulart Almeida assina o editorial, em que relembra as ações da UFMG neste último ano em enfrentamento ao novo coronavírus e parabeniza a equipe de alunos e professores responsáveis pelo informativo.

“Nossos mais profundos agradecimentos a toda a equipe do Boletim Matinal por estar conosco neste último ano, de tanta angústia e desalento, divulgando informações recentes sobre o novo coronavírus e atuando no esclarecimento da sociedade sobre as formas de enfrentamento da covid-19. Seguimos enlutados pelos membros da comunidade universitária que perdemos – em luto, mas também em permanente luta – e nos solidarizamos com os milhares de brasileiros cujos entes queridos faleceram em razão da covid-19. Mais do que nunca é preciso prosseguir lutando; é preciso resistir sempre. Ninguém estará seguro até que todos estejam seguros. Somente poderemos superar esta pandemia de proporções assoladoras com ações coletivas e solidárias”

Sandra Goulart no editorial da 365ª edição do Boletim Matinal Covid-19.

“Hoje completa um ano em que toda manhã trazemos informações de como está a pandemia em Belo Horizonte, Mias Gerais, Brasil e no mundo, além de notícias importantes para toda a população e quatro artigos científicos publicados em revistas de grande impacto”, comenta com orgulho Unaí Tupinambás, um dos coordenadores do projeto e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade.

Ele explica que no material é possível ter acesso de forma fácil e confiável às atualizações sobre o vírus, das formas de enfrentamento, das medidas não farmacológicas, vacinas, dados epidemiológicos e tratamento, por exemplo. “Um dos artigos é traduzido na íntegra e dos outros três são feitos resumos para que toda a população possa compreender”, acrescenta Unaí, lembrando da missão do Boletim em levar informação de qualidade a todos e combater as fake news.

O diretor da Faculdade de Medicina, professor Humberto José Alves, reforça que completar um ano de publicação diária, mantendo periodicidade e qualidade, certamente é um fato de destaque:

“O Boletim Matinal da Faculdade de Medicina da UFMG tem nos mantido atentos e informados sobre a situação, a cada manhã, por meio de notícias publicadas na imprensa e artigos relevantes, que abastecem seus leitores de dados e informação que os auxiliam na compreensão e enfrentamento da pandemia.
O Boletim e todos os demais projetos desenvolvido por nossa comunidade acadêmica, ao longo deste mais de um ano de pandemia, são exemplos do trabalho de nossos professores, alunos e funcionários da Faculdade que têm se dedicado com afinco em produzir respostas para o enfrentamento desse momento tão delicado e trágico que vivemos em nosso País”

Além de um editorial especial, a edição desta sexta-feira agradece aos leitores, reitera o compromisso na luta contra a pandemia e a desinformação. Também traz como destaque o número de casos de covid-19 confirmados em BH, a notícia da CPI da covid e o artigo científico sobre a eficácia e efetividade de vacinas para covid-19.

Clique aqui para conferir a 365ª edição do Boletim.

Você pode ler o Boletim Matinal Covid-19 no site da Faculdade de Medicina sobre o coronavírus ou acessar por diferentes redes sociais: TwitterInstagramFacebook, Telegram e Google Groups.

Essa é uma iniciativa do projeto de extensão “Adote sua vizinhança em tempos de coronavírus”, que promove a atuação de estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina no combate ao novo coronavírus, principalmente em suas de cidades de origem, muitas no interior do estado. E essa participação dos estudantes de graduação, como ressaltado pelo professor Unaí, é fundamental na realização desse projeto. O idealizador da ação, inclusive, foi o então aluno Bruno Campos Santos, que hoje como médico continua integrando a coordenação acadêmica.

Também são responsáveis pelo Boletim, o professor Mateus Westin, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade; as professoras do Departamento de Pediatria, Maria do Carmo Barros de Melo, Lilian Martins Oliveira Diniz e Priscila Menezes Ferri Liu, além do médico do Hospital das Clínicas, Shinfay Maximilian Liu. E para a elaboração do material, ainda há a participação de mais 35 estudantes.