Sonambulismo

Sonambulismo ocorre quando a criança se levanta durante o sono, mas não tem consciência de suas ações. Costuma ocorrer entre 4 e 8 anos de idade e a criança não se lembra do ocorrido. Os episódios de sonambulismo costumam começar uma ou duas horas depois de adormecer e geralmente duram de 5 a 15 minutos.

Fatores que alteram a qualidade do sono podem contribuir para o sonambulismo. Dentre eles, destacam-se: cansaço, sono irregular, estresse ou dormir em um ambiente diferente. Outras causas podem incluir febre, uso de medicamentos como sedativos e anti-alérgicos ou casos de sonambulismo nos parentes próximos.

Essa condição costuma estar associada a outros distúrbios do sono, como o terror noturno.

O sonambulismo não é um problema grave, mas a criança pode se envolver em acidentes e situações perigosas durante os episódios. Assim, algumas medidas de segurança devem ser tomadas, como garantir que o ambiente esteja livre de obstáculos e que as portas que dão para a rua estejam trancadas. Os pais também podem colocar uma campainha na porta do quarto da criança que os avise de que ela saiu da cama.

Medidas para evitar estresse e hábitos de higiene do sono podem ajudar na prevenção. Para os casos em que os episódios são frequentes é aconselhável procurar um pediatra para acompanhamento.

Imagem de ChaminaGallery por Pixabay