Suplementação de ferro na infância/Prevenção de anemia

A suplementação com ferro é recomendada para crianças dos três aos 24 meses de idade, com o objetivo de prevenir a anemia ferropriva. Em crianças prematuras ou com baixo peso ao nascer (menos que 2.500 gramas), é recomendada a suplementação a partir de um mês de idade.

O ferro é um mineral presente principalmente nas hemácias, células do sangue responsáveis por levar oxigênio aos órgãos e tecidos. Sua deficiência leva à diminuição da produção das hemácias, condição conhecida como anemia ferropriva.

Durante os primeiros meses de vida, o ferro adquirido durante a gravidez e por meio do aleitamento materno é suficiente para suprir as necessidades da criança. Com o passar dos meses, a demanda por esse mineral aumenta. Além disso, o aleitamento exclusivo cessa e há a introdução de novos alimentos na dieta, fazendo com que a absorção de ferro possa ser insuficiente nesse momento. Portanto, é recomendado que ele seja complementado, de modo a prevenir a anemia, garantindo, assim, uma boa nutrição.

O ferro deve ser dado à criança 30 a 60 minutos antes ou 2 horas após as refeições, nunca com leite, para que a sua absorção pelo organismo seja adequada. A dose ideal deve ser decidida pelo médico que acompanha a criança.

Veja também: www.medicina.ufmg.br/observaped/voce-sabia-que-a-anemia-ferropriva-e-um-disturbio-carencial-ainda-muito-prevalente-no-brasil/

Imagem disponível em: bit.ly/34kkwSF