Raquitismo 

Refere-se à deficiência de mineralização na região de crescimento dos ossos longos. Pode prejudicar o crescimento e produzir deformidades ósseas na criança. Ocorre principalmente devido à falta de vitamina D (raquitismo carencial), sendo a baixa exposição solar um fator que predispõe essa condição.

O raquitismo carencial ocorre geralmente em crianças entre quatro meses e dois anos de idade. Dietas pobres em cálcio (com exclusão de leite e derivados), ou aquelas que diminuem sua absorção (rica em fibras, por exemplo), também podem causar a doença.

A criança pode apresentar amolecimento dos ossos do crânio, percebido após compressão local. Posteriormente, surgem sintomas respiratórios, deformidades torácicas, grande flexibilidade das articulações e atraso do desenvolvimento motor. Além disso, fraturas por pequenos traumas podem ocorrer, assim como inclinações dos joelhos para dentro ou para fora.

A confirmação da doença é feita por exames laboratoriais e radiografias. O tratamento é feito com doses de vitamina D.  Em alguns casos as deformidades ósseas podem regredir espontaneamente, em outros pode ser necessária a correção cirúrgica. A prevenção dessa condição é realizada através de exposição solar adequada e da dieta rica em cálcio.