Vitamina D

A vitamina D (vit D) é fundamental para o funcionamento do sistema nervoso, crescimento e manutenção dos ossos, além de aumentar a absorção de cálcio e fósforo no corpo. Essa vitamina pode ser obtida pela exposição ao sol, alimentação ou por medicamentos suplementares. Alguns alimentos contêm substâncias que podem se transformar em vit D, como óleo de fígado de bacalhau, peixes (sardinha, atum, salmão), fígado de boi, gema de ovo e leites fortificados.

Baixos níveis de vit D são mais frequentes em lactentes até doze meses de vida, em crianças nascidas prematuras e entre nove e dezoito anos. São comuns ainda em vegetarianos; em pacientes que fazem uso de alguns medicamentos (ex.: anticonvulsivantes, antirretrovirais); indivíduos com algumas doenças que afetam a  absorção intestinal da vitamina (ex.: doença celíaca, doença inflamatória intestinal); e obesos.

A deficiência de vit D por longo período de tempo pode determinar o  atraso do crescimento e do desenvolvimento, irritabilidade e em casos extremos raquitismo. Portanto, é recomendado que crianças pratiquem atividades físicas ao sol, cerca de dez a quinze minutos por dia, e lactentes tomem banho de sol diariamente. Se houver fatores de risco para deficiência de vitamina D ou baixa exposição solar deverá ser feita a suplementação da vitamina por medicamentos orais.

Referência Bibliográfica da imagem: https://blog.lucianamaluf.com.br/8-sinais-de-deficiencia-de-vitamina-d/