A importância da primeira Infância para o desenvolvimento da sociedade é tema da próxima webconferência

Departamento de Pediatria promove o debate em live da próxima quarta-feira (18), às 14h30


12 de novembro de 2020 - , , , ,


O Departamento de Pediatria (PED) da Faculdade de Medicina da UFMG promove como tema da próxima Webconferência do Saber a “Primeira Infância: oportunidades para o desenvolvimento sustentável da sociedade”. O debate será online, pelo Youtube, na quarta-feira, 18 de novembro, às 14h30, com a moderação da professora Monica Maria Vasconcelos. Junto a ela está a convidada Maria Beatriz Martins Linhares, professora do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.

De acordo com a professora Monica, chefe do PED, o evento está alinhado a reponsabilidade de educadores e pediatras em informar, sensibilizar e mobilizar a população sobre a infância, a fim de trazer impactos em ações e políticas voltadas para a primeira infância, período de 0 a 6 anos de idade.

“O desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças nos primeiros anos de vida tem impacto direto em seu desenvolvimento e no adulto que se tornarão. Por isso a importância de entender bem a necessidade de investir nas crianças bem pequenas para maximizar seu futuro bem-estar”, afirma.

Ela ressalta que a primeira infância é um período crucial do desenvolvimento cerebral, com a aquisição de capacidades fundamentais para o aprimoramento de habilidades futuras mais complexas. E que as crianças com desenvolvimento integral saudável durante os primeiros anos de vida têm maior facilidade de adaptação a diferentes ambientes ou para adquirirem novos conhecimentos, o que contribui para se tornarem cidadãos responsáveis.

Dessa forma, “as crianças são a base comum para todas as dimensões do desenvolvimento sustentável. Nenhum avanço no desenvolvimento sustentável ocorrerá nas próximas décadas sem múltiplas gerações contribuindo para a melhoria da sociedade”.

“Infelizmente, a proporção de crianças menores de 5 anos em risco de não atingir seu potencial de desenvolvimento por causa da pobreza ainda é alta. E nós do Departamento de Pediatria, queremos chamar a atenção de toda a comunidade para a importância de termos esse olhar atento, não só para um monitoramento da saúde, mas também das políticas públicas voltadas para essa faixa etária, principalmente para aquelas em situação de vulnerabilidade social”

Professora Monica Maria Vasconcelos

Essa é a nona edição das Webconferências do Saber, série de lives promovidas pela Faculdade de Medicina com expoentes da saúde, onde os 12 departamentos da Instituição discutirão os temas mais atuais de suas áreas.

Atenção voltada aos primeiros anos de vida

Mônica acrescenta que quanto mais cedo se investir no desenvolvimento da criança, maior será o retorno para ela mesma, assim como para a sociedade. “Esse benefício vem em curto prazo com o maior desenvolvimento cognitivo, em médio prazo teremos maior aprendizado e, consequentemente, melhoria na escolaridade, até chegarmos aos benefícios em longo prazo, com aumento dos índices de empregabilidade, qualidade de vida e renda”, argumenta.

E ela conta que a professora Beatriz Linhares foi convidada para tornar esse debate ainda mais enriquecedor, já que há anos pesquisa sobre desenvolvimento infantil e coordena programas que auxiliam pais e profissionais de saúde e educação na promoção do desenvolvimento saudável.

Além disso, como membro do Núcleo Ciência pela Infância, Beatriz trabalha pelo fortalecimento das políticas públicas voltadas para a primeira infância, bem como na avaliação do impacto destas politicas nos indicadores de saúde, educação e bem-estar social.

Conferencista

Além de professora da USP, Maria Beatriz Martins Linhares é psicóloga, especialista em Psicologia Clínica Infantil, Psicologia Hospitalar, Educação Especial e Psicologia Experimental. Ela coordena o Laboratório de Pesquisa em Prevenção em Problemas de Desenvolvimento e Comportamento da Criança, é membro do Comitê Científico do Núcleo de Ciência pela Infância e do Instituto de Valorização da Educação e Pesquisa do Estado de São Paulo. Ela também foi coordenadora do Serviço de Psicologia Pediátrica do HCFMRP-USP por 23 anos.

Webconferência do Saber
Tema: Primeira Infância: oportunidades para o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Palestrante: Maria Beatriz Martins Linhares
Moderador: Monica Maria de Almeida Vasconcelos
Quando: 18 de novembro, 14h30
OndeCanal da Faculdade de Medicina da UFMG no Youtube


Relembre como foram os eventos anteriores:
Webconferência discute impactos da covid-19 na prática médica
Live aborda presença da tuberculose na trajetória da humanidade
Inteligência artificial em saúde pauta conferência ao vivo
Projetos de inteligência artificial na saúde são apresentados em live
Ensino de anatomia patológica foi debatido em evento
Conferência discute ética e legislação sobre aborto no Brasil
Medicina Preventiva e Social discute “uberização” do trabalho em live
Live aborda a posição da Ciência em tempos de super informação