Live aborda a posição da Ciência em tempos de super informação

Evento foi transmitido pelo YouTube e é a oitava edição da série Webconferências do Saber.


05 de novembro de 2020 - , ,


Captura de tela da conferência. Confira a íntegra na matéria.

Como lidar com o dilúvio de informações que recebemos todos os dias? E qual o papel da ciência no tempo da pós-verdade? Esses foram alguns dos temas abordados na webconferência “A Ciência em tempos de super informação”, realizada em 4 de novembro, às 14h30. A professora voluntária do Departamento de Cirurgia da UFMG, Maria Isabel Toulson Davisson Correia discutiu os temas com transmissão ao vivo, pelo canal da Faculdade no YouTube.

A moderação foi feita pelo chefe do Departamento de Cirurgia e membro do Núcleo Docente Estruturante da Faculdade, professor Marco Antônio Gonçalves Rodrigues.

A Webconferência do Saber: A Ciência em tempos de super informação é a oitava edição da série de lives promovidas pela Faculdade de Medicina com expoentes da saúde, onde os 12 departamentos da Instituição discutirão os temas mais atuais de suas áreas.

Confira a íntegra:

Sobrecarga de informação

“A ciência impacta as necessidades humanas, pois seu objetivo é melhorar nossos padrões de vida”, afirma a professora Maria Isabel ao abrir sua apresentação. “Seja a Medicina, através do tratamento e cura de doenças; seja na economia, estudando as possibilidades de um crescimento econômico organizado, a ciência busca, acima de tudo, a sustentabilidade da humanidade”, completa.

O que a professora evidencia, porém, é que o fenômeno de multiplicidade da informação de diferentes fontes, observado nesta primeira metade do século XXI, coloca a Ciência numa posição de sufocamento em meio a tantas vozes conflitantes.

“Num editorial, publicado na revista Nature em 2016, os autores já questionam como vamos conseguir trabalhar com a avalanche de informação que temos”, aponta a professora. Entre blogs, colegas de profissão e mídias sociais, as informações recebidas competem com o conhecimento adquirido e, muitas vezes, colocam-se numa posição de questionamento ou conflito com a ciência.

A título de exemplo, a professora Maria Isabel faz referência a um artigo publicado na Wired em 2008, intitulado “O Fim da Teoria: O Dilúvio de Dados Torna o Método Científico Obsoleto”.

Professora Isabel apresentou o contexto atual da ciência.

Conferencista

Maria Isabel Toulson Davisson Correia foi professora titular do Departamento de Cirurgia até a aposentadoria. Hoje é voluntária do mesmo departamento. Foi cirurgiã geral, especialista em terapia nutricional, área em que mais milita, principalmente, em aspectos metabólicos e nutricionais dos pacientes cirúrgicos.

É, atualmente, coordenadora do grupo de Nutrição do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG, médica da equipe de Nutrição ETERNA, da Rede Mater Dei, editora chefe da Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e co-editora chefe da revista Nutrition, além de ser membro do conselho editorial de várias revistas. É autora de vários livros, sendo o último The Practical Handbook of Perioperative Metabolic and Nutritional Care.


Relembre como foram os eventos anteriores: