MedCine retorna ao formato presencial com exibição do filme “Morangos Silvestres”

Haverá debate com professores após a exibição da obra, dirigida pelo sueco Ingmar Bergman.

13 de abril de 2022 - , ,

O projeto MedCine retorna ao formato presencial, com exibição de do filme “Morangos Silvestres”, seguida de debate. O evento é gratuito e será realizado no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG no dia 27 de abril, às 18h15. Estarão disponíveis 200 ingressos presenciais. A mesa de abertura e o debate também serão transmitidos pelo canal do MedCine no YouTube.

Após a projeção do filme, a sessão de discussão terá comentário do psicanalista Roberto Assis Ferreira, professor emérito da Faculdade de Medicina, co-fundador do MedCine. Na mesa de abertura, o evento contará com a presença das professoras Alamanda Kfoury Pereira, diretora da Faculdade de Medicina, e Maria Monica Freitas Ribeiro, do Departamento de Clínica Médica, além da psicóloga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG (Napem), Emely Salazar.

A escolha de “Morangos Silvestres”, clássico do cinema lançado em 1957, se deve a repercussão da obra em artigos e teses não só nas áreas de cinema, arte e cultura, mas também na psicologia, psicanálise e medicina.

Clique para se inscrever.

Morangos Silvestres

O dr. Isak Borg, professor de medicina, está a caminho de sua antiga universidade, onde irá receber uma honraria. Junto a sua nora Marianne nesta viagem de carro, ele encara em sua jornada pessoas e situações que fazem com que ele reflita sobre as decepções que viveu.

Ficha técnica:
Título Original: Smultronstället
Duração: 1h 32min
Direção: Ingmar Bergman
Elenco: Bibi Andersson, Victor Sjöström, Ingrid Thulin
Ano de lançamento: 1957
País: Suécia

MedCine Virtual

A última atividade presencial do MedCine foi realizada no Salão Nobre, no início de março de 2020, como parte da recepção aos calouros do curso de Medicina, organizada pelo Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB), quando foi exibido o curta-metragem “A dama e a morte”, dirigido por Javier Recio Gracia.

Em outubro de 2020, foi realizado o primeiro evento virtual do MedCine, via Zoom, com participação aberta, mediante inscrição. Em 2021, o projeto realizou seis sessões de debates sobre filmes, transmitidas pelo YouTube. Todos os debates do MedCine Virtual realizados em 2021 foram gravados e estão disponíveis no YouTube, com mais de 2 mil visualizações.

O projeto é uma realização do Napem, com apoio do Diretório Acadêmico Alfredo Balena.