Fonoaudiologia discute hábito da leitura em diferentes ciclos da vida

Debate faz parte da série de lives Webconferências do Saber e acontece na quarta-feira, 2 de dezembro, às 14h30.


26 de novembro de 2020 - , , , ,


Para discutir o papel do hábito de leitura, o Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG promove, em 2 de dezembro, às 14h30, a conferência “A importância da leitura nos vários ciclos da vida”. O evento acontece online, com transmissão pelo canal da Faculdade no YouTube.

A apresentação será feita pela professora do Departamento de Fonoaudiologia, Luciana Mendonça Alves. Junto a ela, a também professora do Departamento, Letícia Caldas Teixeira, ficará responsável pela moderação.

O evento apresenta a décima edição das Webconferências do Saber, série de lives promovidas pela Faculdade de Medicina com expoentes da saúde, onde os 12 departamentos da Instituição discutirão os temas mais atuais de suas áreas.

Benefícios para todas as idades

“A neurociência tem comprovado que ler mantém o cérebro ativo, com base em estudos de neuroimagem que evidenciam, por exemplo, a ativação de áreas diferentes do cérebro durante a leitura”, afirma a professora Luciana Alves. De acordo com ela, o hábito de ler estimula várias funções linguísticas, como a expansão das habilidades sintáticas e semânticas, especialmente a ampliação do vocabulário.

Além disso, ler também estimula habilidades cognitivas, como a memória e a atenção, que são essenciais para várias atividades cotidianas em todas as idades. “As funções que são ativadas durante a leitura estimulam áreas diferentes do cérebro”, explica a professora.

Quanto mais estas áreas são estimuladas, mais a neuroplasticidade é promovida, ou seja, novas conexões são criadas entre os neurônios. “Uma pessoa saudável cria novas conexões ─ gerando o que podemos chamar de ‘poupança de neurônios’ ─, e no processo de envelhecimento, quanto mais proteção, ou seja, conexões se tem, menos a pessoa sofre os efeitos de uma futura perda cognitiva”, conclui Luciana.

Para além da neurobiologia

Luciana pontua que os benefícios da leitura superam as questões puramente cognitivas. “Há a questão da literatura como arte! É um exercício que permite a ressignificação do que já foi vivido”, explica. De acordo com ela, a possibilidade de identificação com personagens, bem como de dar um sentido mais humano e novos significados de vida através da leitura também são características importantes.

“A literatura promove também entre os idosos maior autoconhecimento, um reviver diferenciado nessa nova fase da vida”, afirma a professora. Os livros podem ser uma escapatória que permite a eles dar um sentido diferente à vida. A leitura traz ainda a possibilidade de aprender coisas novas, de se desenvolver novos repertórios culturais e intelectuais para trocar com quem se convive, entre diferentes gerações.

Conferencista

Luciana é professora do Departamento de Fonoaudiologia desde 2017. É mestre e doutora em Linguística pela UFMG, com pós-doutorado em Linguística pelo Laboratoire Parole et Langage (LPL), na Aix-Marseille Université, na França.

Também atua como professora do Programa de Pós Graduação em Ciências Fonoaudiológicas da Faculdade de Medicina da UFMG. É ainda fonoaudióloga voluntária do Ambulatório LETRA, do Hospital das Clínicas da UFMG.

Webconferência do Saber
Tema: A importância da leitura nos vários ciclos da vida
Palestrante: Luciana Mendonça Alves
Moderador: Letícia Caldas Teixeira
Quando: 02 de dezembro, 14h30
Onde: Canal da Faculdade de Medicina da UFMG no Youtube

Relembre como foram os eventos anteriores:


Editado em 26 de novembro