Dicas para leitura em todas as idades são apresentadas em evento

Cartilhas e redes sociais podem ser aliadas dos pais em estímulos para formação de leitores.


02 de dezembro de 2020 - , ,


Departamento de Fonoaudiologia promoveu ação. Captura de tela do evento. Assista íntegra no link.

A décima edição das Webconferências do Saber foi realizada nesta quarta-feira, 2 de dezembro. Foram debatidos hábitos de leitura e impactos no desenvolvimento de crianças, arquitetura cerebral, reciclagem neuronal e envelhecimento saudável.

Com o tema “A importância da leitura nos vários ciclos da vida”, o evento contou com palestra da professora do Departamento de Fonoaudiologia, Luciana Mendonça Alves. A condução foi feita pela chefe do Departamento, Letícia Caldas Teixeira.

As Webconferências do Saber são uma série de lives promovidas pela Faculdade de Medicina com expoentes da saúde, onde os 12 departamentos da Instituição discutirão os temas mais atuais de suas áreas com expoentes do campo da saúde.

Confira a íntegra:

Letramento para todos

Desde o antigo Egito a leitura é associada à magia. Para crianças, a magia do encantamento pelas letras resiste até hoje, mesmo sendo uma tecnologia de mais de 5.000 mil anos. “É uma das tecnologias mais importantes. Tanto que é indicador de desenvolvimento de uma nação”, afirmou a professora Luciana no evento.

A idade para começar a navegar por esse mundo pode ser ainda na fase intrauterina. “Existem estudos que mostram que ouvimos mesmo antes de nascer”, explica a professora. As crianças já nascem com mais facilidade para a língua dos pais por ouvir o seu entorno e a leitura, por ser modulada, pode beneficiar esse processo.

Mas nem todas crianças têm acesso à esses estímulos. “Na experiência em clínica, vejo que infelizmente muitas crianças que não têm acesso a contos de fadas”, relata. Para instruir pais a fornecer esse estímulo, foi apresentado o trabalho do projeto de extensão Letramento para todos. Entre outras ações, eles disponibilizam cartilhas com informações sobre leitura e indicações de títulos para cada fase.

Neuroplasticidade foi um dos temas. Captura de tela do evento. Assista íntegra no link.

A cartilha “A leitura no dia a dia” pode ser acessada online, na página de guias práticos do projeto. O projeto também está disponível no Instagram.

Outro destaque foi o benefício para idosos, que quando lêem podem melhorar seu o processo de tomada de decisões, linguagem, memória, atenção e orientação temporal. Dessa forma o leitura também promove um envelhecimento saudável.

Conferencista

Luciana é professora do Departamento de Fonoaudiologia desde 2017. É mestre e doutora em Linguística pela UFMG, com pós-doutorado em Linguística pelo Laboratoire Parole et Langage (LPL), na Aix-Marseille Université, na França.

Também atua como professora do Programa de Pós Graduação em Ciências Fonoaudiológicas da Faculdade de Medicina da UFMG. É ainda fonoaudióloga voluntária do Ambulatório LETRA, do Hospital das Clínicas da UFMG.


Relembre como foram os eventos anteriores: