Inovação em Medicina é discutida na última Webconferência do Saber

Décima terceira edição encerra a série de lives promovidas pelos departamentos da Faculdade. Evento foi transmitido pelo YouTube.

24 de fevereiro de 2021 - , , ,

Para encerrar a série de lives promovidas pelos departamentos da Instituição, o Departamento de Propedêutica Complementar (PRO) da Faculdade de Medicina da UFMG realizou a palestra “Inovação em Medicina: presente ou futuro?”. O evento, que abordou assuntos como tecnologias que impactaram a saúde e o papel da UFMG no cenário de inovação, aconteceu na quarta-feira, 24 de fevereiro, às 14h30. A transmissão foi feita pelo canal da Faculdade no YouTube.

O professor titular do PRO, Pedro Guatimosim Vidigal, foi o palestrante convidado para a conferência. A moderação foi feita pelo diretor da Faculdade e professor do Departamento de Anatomia e Imagem, Humberto José Alves.

A décima terceira Webconferência do Saber é a última edição da série de lives promovidas pela Faculdade de Medicina com expoentes da saúde, onde os 12 departamentos da Instituição discutiram os temas mais atuais de suas áreas.
As 13 edições podem ser assistidas através da playlist disponível no YouTube.

Confira a íntegra:

A experiência da UFMG

“A UFMG está entre as três universidades que mais depositam patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), junto à USP e a Unicamp. E isso se deve à qualidade dos pesquisadores, alunos e profissionais, mas também a um contexto institucional”, afirmou o professor Pedro Vidigal em sua palestra. Durante a conferência, ele explicou o histórico de inovação construído pela Universidade em junção com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Pedro também explicou a relação entre Universidades ─ enquanto local de pesquisa e desenvolvimento ─ e empresas públicas e privadas, como agentes de entrega à sociedade. O panorama histórico mostrado pelo professor iniciava sua abordagem com a criação da Biobrás, em 1975, pelo professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Marcos Luiz dos Mares Guia, e o empresário Guilherme Emrich.

O professor encerrou sua palestra comentando a participação da UFMG na criação do BiotechTownhub de inovação em biotecnologia e ciências da vida.

Conferencista

Professor titular do PRO, Pedro também é orientador dos Programas de Pós-Graduação em Patologia e em Inovação Tecnológica da UFMG. Foi gerente de pesquisa e desenvolvimento da Labtest Diagnóstica S.A. (2002-06), coordenador da Inova – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFMG (2008-10), vice-diretor (2010-13) e diretor (2013-14) da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG, diretor de Desenvolvimento Institucional da Fundep (2015-18) e CEO do BiotechTown Participações S.A.

Relembre como foram os eventos anteriores: