Palestra reforça lugar da condução institucional e científica de Universidades


03 de fevereiro de 2021 - , , , , ,


Captura de tela da conferência. Assista a íntegra.

A penúltima Webconferência do Saber destacou o papel institucional dos gestores de Universidades Públicas na condução da vida acadêmica, mesmo sob diversos momentos políticos externos. A palestra, promovida pelo Departamento do Aparelho Locomotor (ALO) da Faculdade de Medicina da UFMG ocorreu nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, e teve transmissão ao vivo.

A palestra foi ministrada pelo professor aposentado e ex-reitor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Walter Manna Albertoni. Junto a ele, o professor do ALO, Marco Antônio Percope, fez a moderação.

O evento marcou a décima segunda, e penúltima, edição da série de lives Webconferências do Saber, promovidas pela Faculdade de Medicina com expoentes da saúde, onde os 12 departamentos da Instituição discutirão os temas mais atuais de suas áreas.

Assista a íntegra:

Experiência

Captura de tela da conferência. Assista a íntegra.

O professor Albertoni apresentou linha do tempo que começa em 1936 na Escola Paulista de Medicina, passa pelo Hospital São Paulo e vai até os dias de hoje. “Fomos caminhando de uma escola federal isolada da rede, dentro de um hospital privado para a atual Unifesp. Em 1963 houve um movimento com outras escolas para criação da Universidade. No ano seguinte veio o golpe militar, o reitor Marcus Lindbergh foi cassado e a Universidade foi dissolvida”, lembra o ex-reitor.

Outro momento destacado foi a chegada da Biblioteca Regional de Medicina (Bireme), que veio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em 1967 e serviu como referência regional.

Com a redemocratização, em 1994 “volta o sonho da Unifesp”, nas palavras de Albertoni. As últimas décadas foram marcadas pela expansão universitária. Além do campus na Vila Clementino (em São Paulo), foram abertos os campi Baixada Santista, Guarulhos e Diadema. 

Albertoni foi reitor entre os anos de 2009 e 2013. Ele destaca que, em seis meses, teve que fazer a separação das formalidades da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e da Unifesp, a pedido dos órgãos federais de controle. Outro ponto citado foi a compra do prédio da reitoria, antiga sede da montadora de veículos Honda.

O evento abordou, ainda, a experiência clínica e cirúrgica do professor. Por fim, Albertoni se mostrou preocupado com os impactos da radicalização política na gestão das Universidades. Segundo ele, os gestores podem lidar com qualquer governo, mas precisam de um ambiente de tranquilidade institucional para que a ciência e o ensino prosperem.

Conferencista

Walter Albertoni foi professor do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp de 1986 a 2010, atuando como chefe do Departamento entre 2002 e 2005. Foi também pró-reitor de extensão da Unifesp entre 2003 e 2008, além de reitor da Universidade de 2009 a 2013.

O professor é especialista em cirurgia de mão, ortopedia, traumatologia e cirurgia plástica reparadora. Possui linhas de pesquisa nas áreas de transplantes e regeneração tecidual, fraturas do rádio distal, lesões dos flexores e extensores da mão, nas pseudartroses do escafóide e na rizartrose do polegar.


Relembre como foram os eventos anteriores: